Conteúdo

Análise - Verstappen foi o grande beneficiado do GP de Sochi

27 de setembro de 2021

(por Bruno Braz)
 

Pois é meus amigos, passado mais um ótimo GP, já estamos aguardando pelo próximo, com aquela ansiedade de sempre, não é mesmo? Enquanto isso, temos notícias e dados para analisarmos.

Sobre o GP em particular, vejo que o maior vencedor foi Max Verstappen. Em que pese a 100ª vitória de Hamilton, o piloto da Red Bull acabou sendo o grande ganhador do dia.

Max tinha tudo para salvar poucos pontos. Depois de uma punição dura por troca de componentes da unidade de potência, cujo motivo principal foi a pancada na Inglaterra, era ele quem deveria ser o maior prejudicado, largando de último lugar. 

Mas não foi isso que aconteceu. Com competência e sorte, cruzou a linha de chegada em segundo lugar. Segue dependendo apenas de si para ser campeão. Se tivéssemos apenas mais uma corrida, dificilmente não cravaríamos ele como o favorito.

Então, considerando a possibilidade de desastre em termos de campeonato, a pontuação conquistada por Max foi excelente para a sequência da temporada. A sua punição já está paga. Salvo o imponderável, vai até o fim do ano tranquilo com relação a isso. 

O mesmo não se aplica à Mercedes. É bastante provável que a equipe alemã chegue em um ponto de ter que trocar componentes da unidade de potência. E aí, talvez não tenha a mesma sorte que a Red Bull teve nesse momento.

Enfim, Max reduziu muito seus danos em termos de campeonato. E Lewis sabe disso. Sua comemoração contida, diante de uma vitória emblemática de número 100 diz muito. Sabe que se o dia tivesse sido bom, teria aberto mais pontos. E sabe também, que atualmente, o conjunto da Red Bull é melhor. Sua liderança, independente de seu incontestável talento e recordes, nesse momento, é circunstancial.

No domingo, o título de pilotos deu mais um passo na direção de Max Verstappen. Até a próxima.