Conteúdo

Análise do prospecto do Draft 2022 - Bennedict Mathurin

23 de junho de 2022

(por Layo Lucena)

- País: Canadá;
- Local de nascimento: Montreal, Quebec;
- Programa: Arizona;
- Ano: Sophomore (2º ano);
- Posição: SG;
- Altura: 6'6’’ (1,98m);
- Peso: 220 libras (95kg);
- Idade: 20 anos (19/02/2002);
- Comparação: Zach LaVine, Mikal Bridges, Jrue Holiday.

Qualidades

Diferente do personagem de seu xará Benedict Cumberbatch, o ‘Doutor Estranho’ da Marvel, Bennedict Mathurin não precisa de uma capa para voar. Um dos principais pontos do ala-armador é a sua capacidade física acima da média.

Mathurin tem impulsão, explosão física e longos braços e pernas, ou seja, é um dos melhores prospectos da classe em capacidade física. Além disso, ganhou fama em sua segunda temporada na NCAA por ser um “gatilho” de longa distância.

Com um rápido arremesso, Mathurin usa a sua impulsão para dificultar qualquer tipo de contestação em seus disparos de longas distâncias. Para melhor, a forma de seu arremesso é considerada uma das mais “limpas” da classe. E para finalizar, Mathurin exala confiança, o que o ajuda tanto no ataque quanto na defesa.

No sistema defensivo, a atuação de Mathurin é comparada a de Mikal Bridges e Jrue Holiday, além de ter muito potencial para se tornar um grande defensor na NBA. outro ponto para o ala-armador: potencial. No geral, Mathurin é um jogador com muito teto para se desenvolver na liga; ou seja, pode não brilhar na próxima temporada, mas tem muitas chances de se transformar em um All-Star em média/longa projeção.

Deficiências

Na defesa, um dos quesito que Mathurin precisa melhorar é sua atuação no perímetro. Muitos olheiros consideram o ala-armador “desligado” em alguns momentos, às vezes não entrega 100% do que poderia em um lance.

No ataque, em duas temporadas na NCAA, Mathurin melhorou muito sua habilidade de passar a bola. Porém, na NBA, precisará trabalhar mais nesse quesito para se destacar na liga.

Projeção

Após a sua segunda temporada em Arizona, Mathurin colocou seu nome na discussão para ser selecionado na loteria. No entanto, alguns acreditam que o ala-armador ainda esteja disponível fora do top-10.