Conteúdo

Alpine deve tomar decisão entre Alonso e Piastri para 2023 antes do GP da Inglaterra

16 de maio de 2022

(por Mattheus Prudente)

A Alpine vive um dilema com os pilotos para a próxima temporada. O australiano Oscar Piastri, que está pedindo passagem para uma vaga na Fórmula 1 depois de uma grande carreira nas categorias de apoio, precisa esperar até que a Alpine decida o futuro de Fernando Alonso. A equipe, então, espera anunciar essa decisão até o GP da Inglaterra. 

Alonso tem contrato até o fim da temporada, mas parece estar querendo uma renovação para continuar na Fórmula 1 pelos próximos anos, já que afirmou que gostaria de ficar na equipe “por dois ou três anos”. No entanto, Piastri também já demonstrou sua insatisfação em ficar como piloto reserva depois de ser campeão da Fórmula 2 no ano passado. 

Por conta de sua insatisfação, existem especulações de que outras equipes já estariam de olho em seus serviços, como é o caso da Williams, que considera uma troca de pilotos já nessa temporada por conta do desempenho ruim de Nicholas Latifi. O chefe da Alpine, Otmar Szafnauer, afirma que nunca conversou sobre isso, mas que ouviu os rumores. 

Alonso fez um retorno triunfal à Fórmula 1 na temporada passada, e vem se mantendo bem nessa temporada, apesar da falta de sorte tê-lo tirado alguns pontos. Aos 40 anos, o Príncipe das Astúrias assinou um acordo até 2023 para testar a nova geração de carros que está estreando nessa temporada. Se não continuar com a Alpine, não se sabe se outra equipe estaria interessada em seus serviços.