Conteúdo

Aljamain Sterling está fora do UFC 267; Petr Yan deve lutar pelo título interino

25 de setembro de 2021

(por Rafael Lima)
 

O dono do cinturão da categoria, Aljamain Sterling, está impossibilitado de defender o título diante de Petr Yan por causa de uma lesão, mas a tendência é que seu oponente permaneça no card e lute pelo título interino.

O atual favorito para substituir Sterling é Cory Sandhagen, que está classificado em 3º lugar no ranking. Embora nenhum acordo de luta tenha sido emitido para Yan ou Sandhagen, ambos os lados estão abertos ao potencial combate.

Sterling (20-3 MMA, 12-3 UFC) conquistou o cinturão no UFC 259, em março, quando Yan (15-2 MMA, 7-2 UFC) foi desclassificado por uma joelhada ilegal. 

Embora o UFC estivesse ansioso pela revanche o mais rápido possível, Sterling não aceitou lutar no dia 30 de outubro, em Abu Dhabi, por causa de uma cirurgia no pescoço, mas acabou cedendo.

A desqualificação foi a primeira derrota de Yan desde um polêmico revés por decisão dividida, em março de 2016, para Magomed Magomedov, no ACB 32. Apesar disso, Yan possui vitórias sobre nomes como John Dodson, Jimmie Rivera, Urijah Faber e Jose Aldo, entre outros.

Já o possível adversário, Sandhagen (14-3 MMA, 7-2 UFC), teria sua primeira chance de título do UFC após uma derrota por decisão dividida para T.J. Dillashaw, em julho, que teve uma seqüência de duas vitórias consecutivas, incluindo nocaute rápido sobre Marlon Moraes e Frankie Edgar. Além da derrota para Dillashaw, o único outro revés de Sandhagen no UFC  foi contra Sterling, por finalização no primeiro round.

O UFC 267 acontece no dia 30 de outubro, na Etihad Arena, em Abu Dhabi, e terá na luta principal a disputa pelo cinturão dos meio-pesados entre Jan Blachowicz e o brasileiro Glover Teixeira.