Conteúdo

Alex Palou ultrapassa Newgarden nas voltas finais, vence a segunda e dispara no campeonato

20 de junho de 2021

(por Jefferson Castanheira)
 

Corrida espetacular em Road America (também conhecido como Elkart Lake), em mais uma etapa válida pela temporada 2021 da Fórmula Indy. 

Fundado em 1955, Road America está localizada entre Milwaukee e Green Bay, em Elkhart Lake, Wisconsin. Seu lendário circuito rodoviário de 6.5 km e 14 curvas desafia os melhores pilotos do mundo há mais de 57 anos.

E, mais uma vez, assim como em todas as corridas do ano, o vencedor não foi quem liderou mais voltas na disputa. Josef Newgarden, que liderou boa parte da corrida, viu sua Penske ruir nas últimas voltas, após relargada com duas para o final. Superado por Alex Palou na curva 1, seu motor Chevrolet perdeu potência e foi ficando para trás, a ponto de terminar apenas em 21º. O espanhol Alex Palou, não tinha nada com isso, e levou seu #10 da Chip Ganassi para a vitória pela segunda vez na carreira e na temporada, liderando agora o campeonato com 349 pontos, 28 a mais que o segundo colocado, Pato O’Ward, da Arrow McLaren, sendo que o vice-líder do campeonato chegou em 9º.

Além desta disputa pela ponta, outros destaques também foram muito comemorados na excelente prova que a Indy proporcionou em Road America. Romain Grosjean, por exemplo, terminou em 5º lugar, após largar em 7º, ter problemas com o carro em pitstops, realizando 17 ultrapassagens na corrida para retomar um posto alto na pontuação. Assim também foi para Marcus Ericcson, que terminou em 6º após sair de 18º. 

Outro ex-Fórmula 1 que foi bem é Max Chilton, que terminou em 10º e conseguiu seu primeiro Top-10 na categoria – ao contrário do insucesso forte de Kevin Magnussen, que teve problemas e precisou abandonar. Colton Herta foi o 2º, seguido de Will Power para completar o pódio. A Penske segue o ano sem vencer nenhuma prova, perdendo a segunda nas voltas finais. 

A próxima etapa da Fórmula Indy é no dia 4 de julho, direto do autódromo de Mid-Ohio, em Lexington.