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Automobilismo

24 horas de LeMans, Indy 500 ou Mônaco, qual prova da tríplice coroa é mais difícil?

(por Jefferson Castanheira)Circuit de la Sarthe, Indianapolis Motor Speedway e Monte Carlo, as três maiores casas do automobilismo mundial são as jóias que se colocam na Tríplice Coroa. Vencer qualquer uma delas leva o piloto para a glória eterna, a se propagar nos livros de história do esporte a motor. Apenas um piloto até hoje conquistou as três jóias máximas: Graham Hill, vencendo em LeMans em 1972, Indy 500 em 1966 e cinco vezes Mônaco, conquistando o principado em 1963, 64, 65, 68 e 69. Em tempos recentes, Fernando Alonso e Juan Pablo Montoya são dois pilotos que possuem duas das três jóias. Para Montoya, falta uma 24 Horas de LeMans, enquanto para o espanhol Fernando Alonso, ainda falta a Indy 500.Mas, dessas três provas, qual é a mais complexa de se vencer? Podemos dizer que existe um empate em dificuldade?Sim. Podemos. Para vencer em Mônaco, o piloto tem de além de estar na Fórmula 1, o grande pináculo do automobilismo, precisa estar em uma boa equipe e/ou contar com a sorte para largar na frente do grid de uma pista cada vez mais complicada de se ultrapassar. Ainda precisa acertar na estratégia, precisão irreal pra não errar e ir para o muro e contar com boa atuação dos boxes.Para ganhar em LeMans, você precisa estar em uma equipe espetacular de pilotos para manter um ritmo vencedor e intenso. São 24 horas de prova, então claro que deve-se contar ao máximo com a durabilidade das peças do carro para chegar até o fim. Além da necessidade de obter a licença de endurance para correr, LeMans tem desafios absurdos devido a temperatura da pista que muda na noite e no dia, afetando estratégias de pneus e pressão aerodinâmica, além da necessidade de ser muito constante para o piloto e não arriscar em ultrapassagens quando se deve.Já nas 500 Milhas de Indianapolis, um pelotão de 33 carros extremamente parelhos em desempenho podem vencer na etapa que possui 200 voltas e aproximadamente seis paradas para troca de pneus e reabastecimento. Qualquer milímetro errado na configuração aerodinâmica e distribuição de peso pode te jogar da frente para trás do grid em poucas voltas, a precisão abissal e guiar na média de 375kmh por volta em quatro curvas anguladas possui uma necessidade de desempenho físico surreal do piloto, além de sempre ter todos os olhos voltados para estratégia, consumo de combustível e as sempre insanas 50 voltas finais, onde todos arriscam no limite e podem vencer.E pra você, qual dessas provas é a mais complexa? Qual possui a maior glória?

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