Conteúdo

(por Ronnie Turrini)

 

Os jogadores de centro são os atletas “de linha” mais almejados na composição de um elenco pois, normalmente, a maior parte das construções das jogadas ofensivas passam por eles. Em nossa lista Top 5 – Centers, consideramos o potencial em marcar gols, dar assistência e quão protagonistas podem ser em jogos importantes.

5- Sidney Crosby, Pittsburgh Penguins
[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"3955","attributes":{"class":"media-image size-full wp-image-14998 aligncenter","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"1920","height":"1080","alt":""}}]]
Finalista na temporada passada do Troféu Hart Memorial, dado aos melhores jogadores da competição, Crosby segue como um dos principais atacantes da NHL. Para muitos especialistas, inclusive Wayne Gretzky, Crosby é o melhor jogador de hóquei da atualidade. Em 2018-19, ele somou 100 pontos em 79 jogos. Acreditamos que na próxima temporada, ele consiga chegar perto deste índice novamente. 
 
4- John Tavares, Toronto Maple Leafs
[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"3956","attributes":{"class":"media-image size-full wp-image-14999 aligncenter","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"1086","height":"810","alt":""}}]]
Há três temporadas, o centroavante Tavares vem aumentando sua pontuação (66-84-88). O jogador se encaixou perfeitamente no Toronto Maple Leafs e deve fazer mais uma competição brilhante. É um jogador que sempre abre espaços para os parceiros de equipe. Acredito que o atacante tem potencial para somar entre 80 e 85 pontos. 
 
3 - Auston Matthews, Toronto Maple Leafs
[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"3957","attributes":{"class":"media-image size-full wp-image-15000 aligncenter","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"3601","height":"2698","alt":""}}]]
Veloz e forte, Matthews é, sem dúvidas, um dos atacantes mais impressionantes da liga. Ele é um atacante completo, no entanto, algumas contusões leves nas últimas duas temporadas limitaram um pouco sua pontuação. Ainda assim, somando as três temporadas na NHL, Matthews tem 85 pontos em 77 jogos. Acreditamos que se ele conseguir atuar os 82 jogos da temporada regular, poderá alcançar entre 85 e 90 pontos e balançar a rede 40 vezes. Se o jovem, de 22 anos, se mantiver saudável, deverá brigar pela artilharia da competição. 
 
2- Nathan MacKinnon, Colorado Avalanche
[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"3958","attributes":{"class":"media-image size-full wp-image-15001 aligncenter","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"4222","height":"2378","alt":""}}]]
Um jovem que não hesita em disparar a gol, MacKinnon é um atacante veloz e habilidoso, que consegue disparar quando menos se espera, muitas vezes surpreendendo os adversários. Na última temporada o centroavante do Colorado Avalanche bateu seu recorde pessoal de gols (41) e pontos (99). Jogando ao lado de Landeskog e Rantanen, o atleta tem chamado a atenção da mídia. Talvez, o Colorado seja o único time que possa rivalizar com o Boston Bruins pelo “título” de melhor primeira linha da NHL, e muito disso em função da atuação de MacKinnon. Seu tempo no gelo vem aumentando gradativamente. Para 2019-20 acho que ele finalmente vai superar a casa dos 100 pontos, com mais de 40 gols.
 
1- Connor McDavid, Edmonton Oilers
[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"3959","attributes":{"class":"media-image size-full wp-image-15002","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"3311","height":"1863","alt":""}}]] DENVER, COLORADO - DECEMBER 11: Connor McDavid #97 of the Edmonton Oilers plays the Colorado Avalanche at the Pepsi Center on December 11, 2018 in Denver, Colorado. (Photo by Matthew Stockman/Getty Images)
Há quem diga que McDavid é o melhor jogador da NHL dos últimos 30 anos, rivalizando com Crosby, mas com potencial para superar o atleta de Pittsburgh. Rápido, forte e preciso, McDavid é quase um atacante perfeito. Nas três temporadas completas que fez, superou a casa dos 100 pontos. Pena que o restante da equipe não ajuda, e o atleta não tem ido aos Playoffs. Na temporada regular 2019-20, espero que McDavid seja arrasador e some mais de 110 pontos.