Conteúdo

(por Leonardo Costa)

Outubro se aproxima e com ele o final da temporada regular da MLB em que muita coisa ainda está em jogo, ainda mais sabendo que resta apenas uma semana para que sejam decididas todas as vagas de playoffs.

São muitas possibilidades matemáticas de quais equipes podem chegar à pós-temporada, sobretudo na disputa pelas quatro vagas de wild card, além de descobrirmos qual franquia terá a melhor campanha e assim a vantagem nos jogos decisivos.

Além do coletivo, os prêmios individuais seguem seu curso, sendo que alguns são uma total incógnita.

Com tanta coisa pendente, resolvemos fazer uma lista de seis temas que você precisa acompanhar de perto nesta última semana de temporada regular.

1 - Bryce Harper acabará com as esperanças de playoffs dos Nationals?
[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"4036","attributes":{"class":"media-image size-full wp-image-14904 aligncenter","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"2784","height":"1856","alt":""}}]]
Harper protagonizou um dos grandes momentos da temporada quando conseguiu um HR em seu primeiro jogo no Nationals Park como visitante, mas isso foi num longínquo mês de abril. De lá para cá muitas coisas mudaram, dentre elas a de que os Phillies não irão aos playoffs. De quebra, sua ex-equipe ainda possui boas chances de pós-temporada. Porém, pode passar pelas mãos de Harper essa possível vaga dos Nationals, que fazem seus últimos sete jogos em casa, sendo cinco deles contra a franquia de Philadelphia, que mesmo não chegando aos playoffs pode acabar com a possibilidade da equipe da capital.
Hoje as duas vagas de wild card da Liga Nacional ficariam com Nationals e Brewers, mas a tabela de Milwaukee soa mais fácil do que a de seu rival, tendo em vista que enfrentam duas equipes já eliminadas (Reds e Rockies). Enquanto isso, os Phillies são mais fortes, e Cubs, Mets e Diamondbacks tentam seguir vivos.
Caso o empate entre as duas equipes persista, haverá um jogo-extra na casa dos Brewers, porque venceram a série contra os Nationals na temporada regular por 4-2.

2 - Poderão os Brewers completar outro milagre de setembro?
[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"4037","attributes":{"class":"media-image size-full wp-image-14899 aligncenter","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"1200","height":"800","alt":""}}]]
Já que falamos dos Brewers, podemos relembrar que o mês de setembro deles na temporada passada foi espetacular, em uma arrancada que lhes garantiu a vaga aos playoffs em jogo-extra com os Cubs e só pararam no jogo 7 da final de Liga Nacional diante dos Dodgers.
No momento, desde a lesão do MVP Christian Yelich, os Brewers possuem um dos melhores recordes da MLB, mostrando a todos o poder que o plantel da equipe possui, pois na perda de seu melhor jogador conseguiram mostrar resiliência e ir em busca de mais um ano de playoffs.
Nas partidas em que não contou com Yelich desde sua lesão, a franquia de Milwaukee tem a melhor efetividade da liga e uma alta média de corridas por partida, e um dos principais nomes é justamente o substituto do MVP, o novato Trent Grisham, que possui um AVG de .270.

3 - Seria uma vantagem para Yankees ou Astros terminarem com a melhor campanha da temporada?
[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"4038","attributes":{"class":"media-image size-full wp-image-14901 aligncenter","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"1200","height":"800","alt":""}}]]
É uma pergunta com uma resposta um tanto quanto óbvia, ainda mais quando os números mostram que nas últimas cinco temporadas, as equipes mandantes tiveram mais vitórias que derrotas em playoffs (98-76). Mas neste ano não parece ser uma vantagem tão grande jogar em casa, ainda mais quando o adversário pode ser Rays ou Athletics.
No momento, os Astros estão ligeiramente acima dos Yankees como detentores da melhor campanha da Liga Americana, e brigam com os Dodgers para serem os melhores da temporada, e em ambos os cenários, caso os Astros empatem com qualquer um deles, ficam com a liderança.
Não estamos desmerecendo os Twins, possíveis adversários de quem ficar com a segunda melhor campanha da Americana, mas sim demonstrando que seria uma prova de fogo um tanto quanto perigosa enfrentar o vencedor de um provável wild card entre Athletics e Rays, que no momento são duas das melhores equipes do circuito, com 15-5 e 13-6, respectivamente.

4 - Não subestimem os Cardinals!
[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"4039","attributes":{"class":"media-image size-full wp-image-14902 aligncenter","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"1200","height":"800","alt":""}}]]
Situados em uma cidade que respira beisebol, os Cardinals garantiram vaga nos playoffs após três anos de ausência, e a confirmação da vaga veio após uma varrida de quatro partidas sobre os Cubs em pleno Wrigley Field.
St. Louis tinha marca de 32-32 e estava cinco jogos e meio atrás do líder da Divisão Central da Liga Nacional no dia 9 de Junho. Desde então, seu recorde de 59-35, além da melhor efetividade da MLB (3.42), os credenciam a chegar em outubro cheios de confiança e, provavelmente, farão com os Braves um duelo de tirar o fôlego.

5 - Braves, Twins e Athletics chegarão a 100 vitórias?
[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"4040","attributes":{"class":"media-image size-full wp-image-14903","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"2000","height":"1333","alt":""}}]] Os Twins não vencem 100 jogos desde 1965, os Athletics desde 2002 e os Braves não chegam na marca centenária desde 2003. Caso os três cheguem ao centésimo triunfo, será a primeira vez que a MLB terá seis equipes com 100 vitórias ou mais em toda sua riquíssima história.

Os três possuem chances, mas não que seja fácil. Os Braves precisam terminar com uma sequência de 4-1, os Twins de 4-2 e os Athletics com 6-0. Seria uma tremenda maneira de chegarmos aos playoffs.

6 - Os Yankees chegarão aos playoffs com um plantel saudável?
[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"4041","attributes":{"class":"media-image size-full wp-image-14900 aligncenter","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"1200","height":"800","alt":""}}]]
Mais além da luta pela melhor campanha da temporada, não tenho outro questionamento mais importante para os Yankees do que quantos jogadores terão disponíveis para o mês de outubro. Afinal, praticamente a cada partida há uma surpresa desagradável para franquia, e não sabemos se eles poderão contar com Gary Sánchez, Gleyber Torres, Giancarlo Stanton para o início da série divisional, só para citar alguns.