Conteúdo

Marc e Pau Gasol: Os maiores irmãos da história da NBA.

27 de junho de 2019

(Por Matheus Correia)

 

Com o título inédito do Toronto Raptors nessa temporada, Marc Gasol ganhou seu primeiro anel e com isso alcançou um feito inédito junto com seu irmão, Pau Gasol. Os dois se tornaram os únicos irmãos campeões da história da NBA. E mesmo antes disso, ambos já eram considerados a maior dupla de irmãos no basquete. A conquista de Marc só reforça o quão grande e importante é o sobrenome Gasol na maior liga de basquete do mundo.

Pau Gasol, o irmão mais velho, nasceu em Barcelona, no dia 6 de julho de 1980. Foi draftado na terceira escolha do draft pelos Hawks, mas acabou indo para no Memphis Grizzlies após uma troca realizada por Shareef Abdur-Rahim. Foi o Rookie of The Year na temporada de 2001-2002, jogando na posição de pivô. Por Memphis, levou a franquia para os playoffs três vezes, não conquistando nenhuma vitória na pós-temporada pela equipe. Em 2008 foi trocado para o Los Angeles Lakers, em uma das transações mais inusitadas da NBA: Gasol foi mandado para LA em troca de vários outros jogadores, como Kwame Brown, além dos direitos do jogador draftado na 48º posição do draft de 2007 pelos Lakers: Marc Gasol. Memphis perde um Gasol, mas ganha outro.

Em LA, Pau Gasol viveu seu auge. Ficou 6 anos na franquia, sendo selecionado três vezes para um All-Star Game (2009, 2010, 2011), conquistando dois títulos e sendo o segundo jogador mais importante da equipe depois de Kobe Bryant. Depois disso, teve uma ótima passagem por Chicago e depois por San Antonio, mas sofrendo bastante com lesões. Hoje, está no Milwaukee Bucks.

Ao todo, tem 6 aparições no All-Star Game, 2 aparições no 2nd All-NBA Team e 2 no 3rd All-NBA Team, 2 títulos, Novato do ano, e foi quatro vezes eleito o melhor jogador de basquete europeu no mundo. Isso sem falar em suas conquistas olímpicas.

Marc Gasol nasceu cinco anos depois, também em Barcelona, em 29 de janeiro de 1985. Como dito antes, foi draftado em 2007 pelos LA Lakers na 48ª posição, estreando na liga apenas em 2009. Desde cedo, Marc fazia barulho vestindo a camisa de seu país. Foi uma fantástica atuação no Campeonato Mundial da FIBA em 2006 vestindo as cores da Espanha que o colocou em uma posição de destaque no basquete mundial. Sua posição baixa no draft pode ter relação com seu porte físico e sua velocidade na época, não tão ideais para os padrões da liga. Apesar disso, começou já sendo uma fundamental peça para Memphis em seu primeiro ano. Era eficiente atacando o garrafão e tinha um atributo no qual possuía mais destaque: a defesa. Curiosamente, os scouts o avaliaram como um defensor limitado e sem a capacidade de bloquear arremessos antes do draft.

Tem no seu currículo 3 aparições no All-Star Game, o prêmio de Defensive Player of the Year, uma seleção para o All-NBA First Team e uma para o All-NBA Second Team, e mais recentemente, um título.

Pela Espanha, os irmãos Gasol possuem 2 medalhas de prata e uma de bronze nas olimpíadas e um icônico título no Mundial de 2006 da FIBA.

São muitas conquistas e muita história para apenas um sobrenome. Diferente de muitos casos no esporte, nenhum irmão viveu nas sombras do outro. Muito pelo contrário, construíram o próprio legado. O mais velho, um scorer que se consagrou como um dos grandes “bigs” da história dos Lakers, sendo peça fundamental para os dois títulos mais recentes da franquia ao lado de Kobe

Bryant. O mais novo, um defensor de elite, que sempre foi um dos protagonistas de uma equipe “coadjuvante” na liga (assim como seu irmão), e que hoje, em Toronto, é o mais novo campeão da NBA sendo também uma peça fundamental para a equipe canadense mesmo aos 34 anos de idade. Todavia, ambos disfrutam de um carisma, uma liderança em quadra, e uma parecida forma de jogar que provavelmente, faz parte do sangue da família Gasol.

Até hoje, 63 par de irmãos já jogaram na NBA. Alguns icônicos, como Seth e Stephen Curry, Brook e Robin Lopez, Marcus e Markieff Morris, Dominique e Gerald Wilkins, Bernard e Albert King, entre muitos outros. Mas nenhum fez tanta história como Pau e Marc. Nenhum conseguiu o feito de serem ambos campeões. Nenhum possui um legado tão grande quanto os irmãos Gasol. São lendas do basquete e do esporte. Assim como os Laudrup no futebol, os Murray e as Williams no tênis, os Manning no futebol americano, os Esposito no Hockey, os Robinson no baseball/atletismo e até mesmo Reggie e Cheryl Miller (WNBA), no basquete.

Juntos, possuem 9 seleções para o All-Star Game, 6 seleções para um All-NBA team, 1 DPOY, 3 títulos da NBA, 2 medalhas de prata nas olimpíadas, e um mundial da FIBA. E pode vir mais por aí, já que ambos continuam na liga. É uma pena que nenhum título tenha sido conquistado em Memphis, já que o sobrenome Gasol vai ficar marcado como parte da história da franquia.