Premier League
Futebol Premier League

Opinião – Premier League segue acirrada, mesmo com o título nas ‘mãos’ do Manchester City

De todas as principais ligas do futebol mundial, a Premier League segue extremamente disputada. Faltando apenas duas rodadas para o fim da competição, dois times ainda brigam pelo título.

Assim como na temporada passada, a “corrida” pelo grande título do futebol inglês está entre Arsenal e Manchester City, com a equipe londrina na ponta da tabela momentaneamente. O ano das duas equipes é muito bom, ao menos na Premier League, já que ambas foram eliminadas recentemente na reta final da Champions League.

Tanto Arsenal e Manchester City focam todas as suas atenções na busca pelo título da competição nacional, como uma forma de garantir uma conquista grande na temporada. Mas a situação atual favorece apenas um deles.

O Manchester City tem o título nas “mãos”, muito por conta do “tropeço” cometido pelo Arsenal há algumas semanas. Além disso, os Citizens possuem uma tabela mais favorável do que os Gunners.

No total, a equipe de Manchester ainda tem três compromissos pela Premier League. O primeiro será contra o Fulham de Andreas Pereira. A equipe já tem seu futuro decidido ao não ter mais chances nem de cair para a segunda divisão ou conseguir uma classificação para alguma competição europeia.

Depois, o City enfrentará uma das equipes que compõem o Big Six do futebol inglês: o Tottenham. Para o Arsenal, o jogo contra os Spurs é a melhor oportunidade para os Citizens perderem pontos, porém isso não deve acontecer. Além de ser o maior rival dos Gunners, o Tottenham está em uma sequência extremamente negativa ao sofrer várias goleadas nos últimos jogos.

E para fechar a sua participação na Premier League 2023-24, o Manchester City receberá o West Ham, outro time que sofreu com resultados negativos nas últimas rodadas.

Os Citizens possuem todas as “armas” para vencerem os três jogos com facilidade, mesmo que enfrentem uma equipe que, teoricamente, é forte como o Tottenham. Por conta disso, as chances são altas do Manchester City levantar o troféu em casa, contra o West Ham.

Do outro lado, o ainda líder Arsenal tem dois confrontos pela frente, contra o Manchester United e Everton. Os Gunners, assim como os Citizens, fazem um duelo contra um time Big Six, mas a equipe londrina tem mais chances de perder pontos do que seu adversário direto na luta pelo título.

E contra o Everton, o Arsenal segue com o objetivo de vencer de qualquer maneira, independente da disputa pelo título.

Assim como na temporada passada, os Gunners mostram a sua força ao assumir a liderança, porém, com o decorrer do campeonato, a equipe acaba perdendo pontos desnecessários, algo que não pode acontecer com um time como o Manchester City em sua cola.

A situação se repete, e, agora, o Arsenal já não depende de si para levantar o título, enquanto o Manchester City tem a oportunidade de garantir mais uma conquista nas rodadas finais.

Martin Odegaard, Arsenal, e Erling Haaland, Manchester City, ambos ainda na disputa pelo título da Premier League (Foto: Getty Images)
Martin Odegaard, Arsenal, e Erling Haaland, Manchester City, ambos ainda na disputa pelo título da Premier League (Foto: Getty Images)

Além da Premier League

Pelo segundo ano consecutivo, a Premier League é o campeonato em que a decisão pelo título fica para as rodadas finais, e novamente com Arsenal e Manchester City no topo da disputa. Porém, no restante da Europa, os outros grandes campeonatos, como a La Liga e Bundesliga, já conheceram seus campeões de forma antecipada.

Neste final de semana, a Espanha viu o Real Madrid conquistar mais um título de La Liga, após o Barcelona sofrer uma virada contra o Girona. Na Alemanha, o Bayer Leverkusen voltou a levantar o título do Campeonato Alemão após muitos, muitos anos, e de forma invicta.

Na França, o Paris Saint-Germain não encontrou dificuldades e, assim como Real Madrid e Bayer, conquistou o título de forma antecipada. E na Itália, a Inter de Milão não teve dificuldades em levar mais uma conquista.

(Foto: Richard Sellers/PA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *