April 10, 2020

Relembre 5 jogadores da NBA que usavam óculos em quadra

(por Leonardo Costa)

O basquete, assim como diversos outros esportes, é caracterizado por ser um jogo de muita imponência física que culmina em inúmera lesões, dentre elas as oculares. Geralmente o atleta sofre lesões na córnea ou até mesmo uma fratura orbital e, muito por recomendação médica, decidem usar óculos esportivos como forma de prevenção de novas lesões e até mesmo mitigação da já existente.
Como não poderia deixar de ser, o uso de óculos esportivos gerou polêmica, pois argumentavam que seu uso gerava vantagens ao jogador. Um tremendo equívoco! De qualquer forma, alguns jogadores foram pioneiros e hoje existem inúmeros designs, cores e formas. Abaixo vamos citar cinco grandes atletas que utilizaram óculos durante suas carreiras na NBA.
1 – Kareem Abdul-Jabbar
Do alto de seus 2,18 m, Kareem Abdul-Jabbar é tido como um dos maiores jogadores da história da NBA. O pivô marcou mais 38 mil pontos na carreira e conquistou seis anéis de campeão. Mesmo com toda sua altura, sofreu duas lesões oculares, uma por um arranhão na córnea em 1968 e outra em 1974. Eis que decidiu por proteção usar óculos esportivos  durante o restante de sua carreira e, mesmo que muitos pensem que era por algum motivo de correção de visão, Kareem sempre deixou claro que era por motivos preventivos e o acessório ficou marcado como sinônimo do jogador.
2 – James Worthy
Mais um jogador dos Lakers, companheiro de Abdul-Jabbar, Worthy entrou na NBA pelo draft de 1982. Com grande talento para o jogo, foi três vezes campeão da NBA e sofreu uma lesão na córnea em partida contra o Jazz em 1985. Após a lesão começou a usar óculos até o final da sua carreira.
3 – Kurt Rambis
Não é uma lista de jogadores dos Lakers, mas foi mais um a atuar pela camisa Purple and Gold. Diferentemente de outros jogadores, Rambis precisava de lentes corretivas, mas não gostava de usar lentes de contato, por isso usava seus óculos, de armação escura, que junto com seu suntuoso bigode virou moda entre os torcedores dos Lakers. Segundo Rambis, a combinação de óculos e bigode era um ‘imã para mulheres’, afirmou no auge de seu senso de humor, dono de quatro anéis da NBA.
4 – Horace Grant
Lendário jogador dos Bulls no início dos anos 90, passou por outras franquias e ganhou quatro títulos da NBA. Usou óculos a partir de 1990, e mesmo que tenha feito cirurgia de correção de miopia, escolheu seguir usando o acessório, que virou sua marca registrada e ajudou a disseminar o uso de óculos, sobretudo em crianças.
5 – Amar’e Stoudemire
Último nome e o mais contemporâneo da lista, Stoudemire atuava pelos Suns em 2008 quando machucou a retina em uma partida contra os Clippers, o mesmo olho que havia sido lesionado meses antes na pré-temporada. Usou óculos por algumas partidas, foi operado e anunciou que usaria o acessório pelo restante da carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.