April 10, 2020

Falcons assinam com Todd Gurley logo após o RB ser dispensado dos Rams

(por Eduardo Schachnik)

 

Os tempos mudaram e cada vez mais a NFL mostra que a posição de running back é altamente volátil. Nessa sexta-feira o Atlanta Falcons anunciou a contratação de Todd Gurley, dispensado dos Los Angeles Rams na quarta-feira, jogador com os melhores números na posição desde que entrou na liga, três vezes escolhido para a seleção da NFL e eleito melhor jogador ofensivo em 2017. Os Rams abriram mão de um jogador de tamanho renome para economizar US$ 10 milhões em razão de uma garantia contratual.

É verdade que Gurley tem tido dificuldade em se manter saudável durante sua carreira e decaiu no último ano após uma lesão no joelho, não chegando perto do atleta que liderou a NFL em jardas por duas temporadas. Em 2019 obteve 857 jardas terrestres e 12 tocuhdowns (com uma média de 3,8 jardas por corrida), além de 31 recepções para 207 jardas e 2 tocuhdowns.

No entanto, o jogador tem apenas 25 anos e retorna para um estado em que é muito amado, afinal foi uma estrela na universidade da Georgia, o que está bem fresco na memória dos fãs em Atlanta, os quais encheram as redes sociais com pedidos para que a franquia contratasse o corredor. Os Falcons precisam urgentemente melhorar seu ataque terrestre, pois foi o terceiro pior da liga na temporada passada, à frente apenas de Jets e Dolphins. A contratação de Gurley vem suprir a liberação de Devonta Freeman ocorrida no início da semana. Os números de Gurley no ano passado, mesmo abaixo da sua média, ainda superam os de Freeman e tanto a diretoria quanto a torcida acredita que o jogador pode se reerguer em um ambiente tão acolhedor.

A substituição de Freeman por Gurley se assemelha ao movimento dos Falcons em relação ao pass rush, quando dispensaram Vic Beasley e assinaram com Dante Fowler Jr, coincidentemente também dos Rams. Em ambos os casos Atlanta se desprendeu de jogadores jovens em declínio e foram atrás de outros jovens notoriamente mais talentosos, mas de toda forma questionados.

A contratação por Atlanta deve ser considerada uma vitória da franquia, afinal era o concorrente com menor espaço salarial, cerca de 20 vezes menor que o cap dos rivais de divisão, Tampa Bay Buccaneers, por exemplo. Estima-se que o contrato oferecido seja no valor de US$ 5 milhões por uma temporada, mas só será oficializado após o running back passar por exames médicos.

Para o bem ou para o mal, Atlanta é uma das equipes mais ativas da janela de contratações e tem atacado com precisão seus pontos fracos. Até agora os movimentos são mais apostas do que certezas, porém mais vale apostar no novo do que seguir com uma fórmula que se mostrou defasada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.