February 19, 2020

O dia em que Michael Jordan se tornou o pior da história

(por Leonardo Costa)

 

Michael Jordan é considerado por muitos como o melhor jogador de basquete da história, e sua trajetória o credencia para tamanha reverência. Foram seis títulos pela NBA, todos pelo Chicago Bulls, além de 14 participações no Jogo das Estrelas, 5 eleições para MVP da temporada e duas medalhas olímpicas.

Porém, mesmo com uma carreira recheada de conquistas, Jordan deu mostras de sua mera mortalidade ao participar do concurso de bolas de três durante o All-Star Game de 1990, em que seu desempenho é lembrado até hoje, mas de forma negativa.

Jordan possui inúmeros recordes, mas se teve um quesito em que nunca foi expert, as bolas longas. Por mais que tenha tido uma temporada com alto aproveitamento, de 42,7%, em geral sua média sempre esteve abaixo dos 38% de conversão.

Eis que se anunciam os participantes do concurso de três do jogo festivo de 1990, realizado em Miami, e a grande surpresa ficou por conta da inclusão de Jordan na lista. Ele já havia vencido o concurso de enterradas por dois anos seguidos, em 1987 e 1988, além de ostentar um MVP do Jogo das Estrelas, mas queria mais, e resolveu participar do desafio de triplos.

Ao seu lado estariam especialistas no quesito arremesso longo, nomes do calibre de Larry Bird (Boston Celtics), Reggie Miller (Indiana Pacers), Craig Hodges (Chicago Bulls), Craig Ehlo (Cleveland Cavaliers), Bobby Hansen (Utah Jazz), Jon Sundvold (Miami Heat) e Mark Price (Cleveland Cavaliers).

A estreia de Jordan no concurso se deu ao mesmo tempo que seu companheiro de equipe, Craig Hodges, o campeão da edição. O camisa 23 quis demonstrar que sua enorme qualidade em quadra o permitia estar no topo de qualquer área do jogo, mas sua atuação no concurso foi decepcionante.

O objetivo da competição era acertar a maior quantidade das 30 bolas que estavam divididas em 5 locais distintos da quadra. No total, Jordan anotou somente 5 (16,6%), o que segue sendo até o hoje a pior marca da história. Como resultado, nunca mais tentou participar desse torneio, que deixou uma mancha negativa, mínima, em sua gigante carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.