February 19, 2020

Homenagem a Everaldo Marques, a voz que eternizou momentos da NFL para os fãs brasileiros

(por João Zarif)

 

É “Evê”, não achei que esse dia chegaria, mas chegou. Muitos entendem como uma traição, outros têm o sentimento de abandono, e outra parte vê como o crescimento natural de um monstro da narração esportiva brasileira, e até mundial, já que foi mencionado diversas vezes no noticiário americano com suas narrações marcantes. Vou deixar isso de lado, e apenas agradecer e parabenizar.

Agradecer “Evê”? Sim, porque como apaixonado por esporte, todas as lembranças que ele me proporcionou tornaram momentos marcantes, eternos. Narrações de Galvão Bueno, Luciano do Vale e José Silvério, para citar alguns, que eternizaram feitos protagonizados por Ayrton Senna, Ronaldo, Romário, César Cielo e muitos outros ídolos brasileiros. Sempre que alguém se lembra de alguma passagem histórica esportiva ela é acompanhada pela “voz na consciência” que narra infinitamente na sua cabeça aquela lembrança, e é disso que irei sentir mais falta.

Foram tantos Superbowls juntos, mais de 10. Mas um em especial me marcou demais. O retorno para história de Tracy Porter pelo New Orleans Saints, contra Peyton Manning, meu maior ídolo, que foi interceptado defendendo o Indianapolis Colts e deu espaço para você se consagrar “Evê”, e você o fez, como fez.

Lá se foram 10 anos e pra mim toda vez que lembro disso, parece que estou ouvindo a narração novamente. Foi um dos momentos mais tristes pra mim como fã da NFL, mas aquela narração e sua voz sempre estarão na minha cabeça quando eu rever o lance. Você será eterno toda vez que um fã da ESPN da última década e meia relembrar algum momento que você narrou, e foram muitos. Por isso tudo, eu te agradeço “Evê”.

Não sei se você irá narrar NFL alguma vez mais no futuro, e torço para que sim. Da mesma forma que eu não tinha certeza se Peyton Manning seria o mesmo no Denver Broncos, após sair do Indianapolis Colts. Mas, uma coisa é certa, Manning foi eterno nos Colts, e conseguiu também a eternidade posteriormente nos Broncos.

Você já deu seu primeiro passo, a eternidade de momentos na ESPN está completa, agora vai lá e seja “ridículo” mais uma vez, agora no SporTV, pois ainda temos muitos momentos históricos no esporte para serem narrados por você e eternizados na nossa cabeça. Obrigado “Evê”, os fãs da NFL jamais irão te esquecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.